DICAS PARA FAZER NETWORKING


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Por Ana Fontes

Faltam mulheres nos eventos. Estranho porque acham que nós mulheres somos as rainhas do networking não é verdade? Mas não, não é verdade.

Nós fazemos amizades que são extremamente importantes, mas não networking. Mas para o crescimento de um negócio, você precisa mais do que amizades, você precisa de networking (união dos termos em inglês “net”, que significa “rede” e “working”, que é “trabalhando”). Precisa de uma rede que possa ajudá-la no desafio de empreender.  E temos capacidade de unir esta facilidade em fazer amizades com o foco masculino em relacionamentos profissionais.

Mas como fazer networking se além da empresa tenho filhos pequenos me esperando em casa, minha família para cuidar e muito mais?  É difícil, eu sei. Sou prova disto, porque tenho duas filhas pequenas e tenho todos estes dilemas diários. Porém, eu acredito no poder que uma boa rede de contatos pode fazer por um negócio.

 

Dá para participar de eventos de networking todos os dias? Claro que não. Então como conciliar?

Organização é o nome do jogo e seguem algumas dicas importantes:

– Organize sua agenda para pelo menos uma vez por semana participar de algum evento de networking, café, palestra, workshop, curso , etc.

– Selecione bem os eventos, veja quem vai fazer a palestra, quem está organizando e se o evento tem algum propósito para o seu negócio. Tem muitos eventos gratuitos bacanas, mas alguns querem vender algo, então fique atenta.

– Como saber dos eventos? Fique antenada nas redes de apoio a empreendedores, como por exemplo, Endeavor, Sebrae, Startupi, Rede Mulher Empreendedora, entre outras.

– Cartão de visitas sempre, sempre, sempre na bolsa (afinal nossas bolsas tem muito espaço, não é? ) . É fundamental você ter um bom cartão de visitas que deixe claro do que se trata seu negócio. Acredite, eu já peguei cartões de visita que não sei do que é a empresa.

– Quer ir com alguém conhecido ao evento para se sentir mais confortável? Ok, mas não fique o evento inteiro com esta pessoa, senão o evento não servirá para nada.

– Deixe a timidez de lado (é duro eu sei), mas você precisa falar com as pessoas. Diga oi, apresente-se e misture-se só assim você conhecerá as pessoas. Não fique só em grupinhos de mulheres, circule, mas cuidado para não ser a chata do evento.

– Quando voltar do evento ative os contatos, mande um e-mail agradecendo ter conhecido e se coloque a disposição.

– Use as redes sociais para informar que você foi ao evento, é legal para que as pessoas possam lembrar que você estava lá, porém, não vire a caça celebridades de eventos, tirando foto de todos para postar nas redes.

– Conheceu a pessoa no evento, mas não tem intimidade? Não a adicione no facebook, pois ela pode achar muito pessoal. Adicione no linkedin, é mais profissional. Não tem perfil no linkedin? Corre lá fazer.

– Cuidado com os excessos, ir a todos os eventos, postar fotos o tempo inteiro, pode passar a impressão errada. As pessoas vão achar que você não trabalha  e só participa de eventos.

O seu negócio depende de networking, acredite.

Originalmente publicado em Canal do Empreendedor

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